CJPAV

 
 
Está aqui: CERIT Iha Rai Rekursus Naturais Recursos Naturais
 
 

Recursos Naturais

A correcta exploração dos recursos naturais pode tornar-se uma significativa fonte de receitas para Timor Leste, levando à construção de infra-estruturas, criação de empregos, aparecimento de classes mais empreendedoras e criando novas receitas financeiras.

Os recursos geológicos, muito importantes sob o ponto de vista económico, são abordados em Geologia.

 

Quanto aos recursos hídricos, a maioria das linhas de água têm um carácter temporário, enchendo-se de água na época das chuvas mas escoando rapidamente para o mar. 
Devido a uma precipitação elevada, existe um grande potencial no que toca a estes recursos. É possível aumentar os recursos hídricos disponíveis, estabilizar a torrencialidade de alguns cursos de água e assim possibilitar outras utilizações, como a rega e a produção de energia hidroeléctrica e desenvolver o abastecimento de água às populações.

As principais ribeiras play real pokies online do sistema hidrográfico são, na costa Norte, Lois, Comoro, Lacló, Laleia, Seisal e Malai-Lada. Na costa Sul, Tapara, Bé-Lulic, Carau-Ulun, Sui, Laclo sul, Cléric, Sahem, Dilor, Côa, Irabere e Chino.

A exuberância da paisagem e a qualidade das praias, poderão ser exploradas pela indústria turística. A existência de recifes de corais e uma imensa fauna marinha tornam Timor muito apetecível para mergulhadores. Além disto, existem fontes de água termal, que do best online casino bonus ponto de vista turístico também podem ser vistas como um outro recurso a explorar.

Em termos de recursos florestais, Timor tem uma grande quantidade de madeiras exóticas, entre as quais se destacam o sândalo, a teca e inúmeras madeiras com aplicação em todos os ramos da construção civil, ligeira e pesada. Nos recursos florestais destaca-se também a copra e a árvore da borracha.

Uma outra importante fonte de divisas poderá ser a produção de café. Quase todos os lugares de alta e média altitude possuem alguns pés de café, sendo esta cultura uma área a explorar. No entanto, do ponto de vista agrícola, a insularidade e a enorme quantidade de microclimas permite que por toda a ilha seja possível a associação artificial.

A pesca é um outro recurso que poderá vir a ser desenvolvido. Até hoje, os timorenses pareceram voltar as costas ao mar, no entanto, com a construção e o desenvolvimento de portos marítimos, nomeadamente Dili, Come e Betano, aliado a uma operacional rede de frio, pode desenvolver o sector das pescas e retirar vantagens da posição insular de Timor-Leste.

 

 
 
 
 

Kontaktu

Rua Taibesse
Dili - Timor-Leste
Caixa Postal: 195

 

Telefone/Fax: 3312245
Email - geral@cjpav.org

Orariu Funcionamentu:

Hosi loron 2ª  to'o  6ª-Feira

8h.30 - 12h.30 / 13h.30 - 17h.30

Mapa